Startups brasileiras: a importância da plataforma

Ao trabalhar com minhas startups de logística no Brasil, percebi algo em comum que desponta como um valor agregado: a plataforma.
A Mandaê, CargoX, Comprovei e Athenas possuem propostas de valor muito diferentes e disruptivas, propondo-se a resolver oportunidades únicas na área de logística.
O que recai no cerne delas e aparece como um fator muito importante é que todas são empresas de tecnologia e, mais do que isso, empresas de plataforma.
E o que isso significa?
É muito mais do que uma boa tecnologia. Plataformas oferecem recursos eficientes de integração para consumidores e parceiros, impulsionando os dados que circulam pelo processo. Esses dados são usados para otimizar a eficiência, entregar análises de produtividade e melhorar o planejamento.
As plataformas permitem a intersecção entre a conectividade de informação e a ciência de dados, entregando um valor imensurável.
Recentemente, discuti esse ponto com o CEO de uma das startups brasileiras que estou envolvido: “O valor dessa empresa, que resulta em retorno aos acionistas, é a plataforma. Ela não é só o motor de produtividade para gerar uma boa margem, mas também permite a escalabidade do negócio, assim como a produção e integração de novos produtos”, ele me disse.
A proposta de valor da Mandaê é oferecer aos clientes uma plataforma de envios que une uma grande rede fragmentada de transportadoras, conecta todas as pontas da cadeia e oferece uma experiência de entrega inovadora e descomplicada. A plataforma oferece dashboards de performance e o gerenciamento de dados para otimização logística. Ela traduz a necessidade dos consumidores em uma boa rota, executando as operações de forma eficaz. A plataforma dispõe de uma integração fácil para novos parceiros da rede e uma inovação disruptiva de produtos criativos para os clientes.
A plataforma da Athenas integra múltiplos parceiros reguladores e logísticos em um sistema compreensível de operação em terminais, o TOS+. Ao usar tecnologia de vanguarda, como plugin extensível, conectividade de Internet das Coisas (IoT), planejamento 3D em tempo real e otimização de inteligência artificial, TOS+ desponta como uma plataforma única em seu segmento. Ela também será capaz de visualizar as operações em terminais e fornecer análises de big data para melhoria em performance e produtividade.
A plataforma da CargoX é o segredo do seu sucesso como um agente eletrônico que desfruta de uma rede própria, reunindo milhares de clientes e caminhoneiros. A plataforma é a barreira contra o avanço de concorrentes e é o elemento precioso da startup. Automação, análise tática de dados e triangulação de rota são as soluções à disposição dos cliente e caminhoneiros. Além disso, ações como planejamento, execução e capacidade de escala são todas feitas pela plataforma.
A Comprovei usa uma plataforma algorítmica para planejar e otimizar múltiplos pontos de parada durante a rota de entrega. Com 16 milhões de entregas até o momento e mais de 1,5 milhões de entregas por mês planejadas e executadas, a startup realiza todo esse feito com uma equipe de apenas 10 pessoas. A plataforma facilita a interação entre clientes e caminhoneiros e possui interfaces relevantes TMS e API quando solicitadas, além de dados para o planejamento e aperfeiçoamento de rotas.
O sucesso depende bastante não apenas da tecnologia inovadora, mas do desenvolvimento de plataformas que levam a execução, produtividade, facilidade para o cliente, ciência de dados e escalabilidade. É isso que impulsiona o valor da empresa no momento do desinvestimento!